ANA LUISA ARAUJO DIAS

Ana Luisa

Psicóloga (CRP 03/7399) e supervisora de casos clínicos, pesquisadora, palestrante e também idealizadora dos CICLOS DE CUIDADO, série de 10 encontros terapêuticos que buscam potencializar o autocuidado. Graduada em Psicologia pela UFBA em 2009, especialista em Gestão em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2011) e mestra em Saúde Comunitária pelo ISC/UFBA (2013), tendo sua dissertação recebido Menção Honrosa no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do SUS do Ministério da Saúde (2013). A convite do Conselho Federal de Psicologia compôs a equipe de especialistas ad hoc que elaborou o documento “Relações Raciais: referências técnicas para atuação de psicólogas(os)”, lançado em 2017. Desde 2011 é pesquisadora do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica Comunidade, Família e Saúde- Contextos, Trajetórias e Políticas Públicas (FASA/ISC).
As experiências nacionais e internacionais têm tido como temáticas principais os estudos da subjetividade e relações raciais e também cuidado integral e adoecimento crônico.
A busca por formas de compreender as necessidades de saúde e potencializar as estratégias de cuidado tem sido um dos grandes norteadores de minha trajetória profissional. Foi o que me moveu na escolha da Psicologia como profissão e no seu exercício em ambulatórios, gestão da política de saúde, ambiente acadêmico e consultório. Foi também o que me levou a conclusão de especialização e mestrado e a iniciar o doutorado no campo da saúde coletiva. Esta busca me levou não só a diferentes cantos do Brasil mas também do mundo, como Estados Unidos (2004, 2006 e 2013) e Inglaterra (2015 a 2017). Foi aliando os aprendizados de tantos encontros, saberes, formações e experiências que desenvolvi os CICLOS DE CUIDADO, uma série de 10 encontros quinzenais que busca possibilitar reflexões e desenvolvimento de estratégias para cuidar de dimensões importantes para a qualidade de vida e bem estar. Autoestima, trabalho, estudo, finanças, lazer e vínculos são alguns dos temas que são trabalhados ao longo do CICLO DE CUIDADO.

ANA LUISA ARAUJO DIAS